Simone Marinho é fotógrafa, artista visual e jornalista. Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio e especialista em Fotografia Documental aplicada às Ciências Sociais. Atuou como fotojornalista em O Globo, Extra e Lance!. Cofundadora do Movimento Fotógrafas Brasileiras, é coautora do livro Nos Limites da Amazônia Azul e integra a coletânea Fotógrafas Brasileiras – Imagem Substantiva.
Sua produção autoral combina fotografia, vídeo e investigação crítica sobre gênero e práticas sociais, com enfoque em projetos de longa duração e temas ligados às subjetividades e experiências das mulheres, aos corpos e aos territórios, e às questões de representação e visibilidade.
Simone fez parte da mostra do coletivo La.ima, em Paris, em 2024. No mesmo ano, seu trabalho foi incluído na coleção Little Faces Big Feelings, uma documentação fotográfica sobre a vida de crianças durante a pandemia, exposta no Reino Unido. Ela também apresentou seus projetos em exposições coletivas no Brasil, como o Festival de Fotografia de Tiradentes(Foto em Pauta), Imaginária - Festa do Fotolivro, Valongo Festival Internacional da Imagem e Mostra SP de Fotografia.